quinta-feira, maio 25, 2006

Crenças e Mitos / Talhar...

  • Talhar Sol: Quando alguém tinha dores de cabeça por ter apanhado sol, dizia-se que tinha sol na cabeça. Assim sendo, talhavam durante três dias o sol: punha-se um recipiente com água na cabeça e se esta começasse a ferver dizia-se que foi o sol que estava dentro da cabeça que a aqueceu.

  • Talhar o bicho: «Bicho bichão, Aranha aranhão, um corte e talho, mil cabeças o rabo te talho, os olhos, a boca e o coração Dizia-se nove vezes durante três dias com uma faca em cruz.

  • Talhar as aftas: às 24 horas olham pela janela à procura de uma luz ao fundo e diziam nove vezes durante três dias o seguinte: «Luzinha do Sr. de Além tira-me esta afta que a minha boca tem.»

  • Como saber se partiu o pé/ pé aberto:Coloca-se numa bacia água, a flutuar na bacia um púcaro e dizia-se três vezes a seguinte ladaínha: «Eu que coza pé aberto e fio destroçado, isso mesmo é que cozo.» Ao fim disto se a água entrasse para dentro do púcaro era sinal que o pé está aberto.
  • Talhar o ar (mal da inveja): Ar, céu e estrela vejo. Se esta criatura trouxer ar ou arejo para trás das costas o desejo. (Conforme se vai dizendo a crença, vai-se atirando sal para trás das costas, 3 vezes).
  • Talhar o "tresosorelho" (Papeira): Coloca-se o jugo dos bois , ainda quente (do uso), no pescoço do doente e com uma faca faz-se o sinal da cruz 9 vezes, dizendo a seguinte crença:Tresorelho, sai-te daqui assim como boi e vaca "carregou aqui".

8 comentários:

Irina e Sabrina disse...

Achamos as «crenças e mitos / talhar ... » uma forma de as pessoas se sentirem seguras e confiarem em algo que lhes dá estabilidade.

Irina e Sabrina
12ºM

Irina e Sabrina disse...

Talhar a gipela

Gipela sai-te daqui
que o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo anda sobre ti.

Talhar as ínguas
Estrelinha, a minha íngua diz que seques tu, mas eu digo que seque ela e que medres tu.

Talhar o bicho

Sapo sapão
cobra cobrão
aranha aranhão
Saramela saramelão
este bicho possinhento
que anda pelo ar e pelo chão
corta-se-lhe o rabo e o coração
seja negro esmirrado como este carvão

Talhar a dada

Má mulher te deu a dada
bom homem te deu pousada
assim como Deus é filho de Virgem Maria
cesse a dada.
Com Deus te deu
com três te tiro
que é o padre, o filho, o Espírito Santo Divino.
Louvor de S.Celibreste
quanto eu te fiz quanto te preste,
Louvor de Nosso Senhor
te deite a Santíssima bênção
assim como Nosso Senhor quer e pode
Deste mal que me persegue
por este mal além torne.

Irina e Sabrina disse...

Em meu entender as crenças e as rezas é uma forma de as pessoas se sentirem mais seguras..



Talhar as Bichas

Três vezes glória ao pai e ao Espirito Santo. E de "sécula" se dom terá te pata de verso missa adoremos três vezes judas "rabolizardo" aleluia. Em louvor do Santo padre e de S.Silvestre o que eu faço te preste Nossa Senhora e o nosso Senhor e o verdadeiro mestre, nove três dias e no fim o Pai-Nosso com faca.

"Jipela"

"Jipela" sai-te daqui sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo vai derramar e derrama sobre ti nove vezes, três dias com oliveira e vinho.

Rana

Santa Iria tinha o seu amado filho para a Serra da arvorada e encontrou a Nossa Senhora teu filho que teria tem Rana na língua talha com nove gominhos de Silvas trÊs piguinhas de àgua fria, nove Salve-Rainhas teu filho te sararia, nove vezes três dias e a Salvé-Rainhas.

Dada

Bom home deu pousada má mulher me fez a cama sobre grades vides e lama sai-te dada desta mama, nove vezes.

"Siética"

Da "Siética" ar ou gota e todo o mal que aqui houver "felatos" ou dores eu te talho pelas três pessoas da Santíssima Trindade que é demasiadamente fico são e salvo na hora em que Deusa leve - P.A ao E.S. Meu Deus, meu Deus perdoai-nos e livrai-nos de tantos males que "bangueiam" pelo mundo para a perdição das Almas P.A.S.R.M.

Vânia Raquel Faria Vaz 12ºm Nº19

Irina e Sabrina disse...

Aproveito para interromper estas Santas e dizer-te que as aulas em I.P.A. são divertidas. É mesmo fixeee... A tua amiguinha Manela Alvim.

Irina e Sabrina disse...

A sossegadinha da Vãnia Raquel quase que lhe dava a sufeca por o trabalho não saír, mas em I.P.A. tudo tem que ter solução, por isso só te peço 200000000. Beijinhos Manela Alvim

Ana Teixeira disse...

Uma vez alguém disse "Eu não acredito, mas que existe,existe!"
Eu pessoalmente não acredito nestas crenças, mas respeito as pessoas que acreditam.
Porque cada um acredita no que acha que deve acreditar.

Talhar o tesorelho
1 jugo que tenha "cangado bois e vacas.
1 dia-9vezes
3 dias-3 vezes cada dia

Tesorelho sai-te daqui assim como boi e vaca cangou aqui.

Talhar aftas

virada para as estrelas dizendo: Estrelinha do alem tira estas aftas que o meu menino/a tem.

Talharo bicho

Um pau de carvalho em brasa dizendo: Eu te talho bicho, bichão, sapo, sapão, bicho de toda a nação em louvor de S. Silvestre e de nosso senhor que é verdadeiro mestre.
3x passando o pau em brasa pela ferida.

Para a carne descolada

O Senhor perguntou a Jesus que se faz à carne desnucada, desfiada e aberta põe a mão e aperta carne com carne ossos com ossos, fios com fios assim como o Senhor se assentou da cruz e se "tornou" a assentar assim esta mão "torne" a fechar.
Dizer a Avé Maria e Santa Maria 9x
Assim como o lume não tem frio, a água não tem sede, Jesus Cristo que governe mais do que ele, assim como esta verdade, este mal não lavre.
Dizer a Salva-Rainha

Ana Teixeira nº1 12ºM

maria disse...

boa tarde,

Conseguiria ajudar-me a encontrar quem fizesse rezas para talhar males?

É para trazer ao Você na TV,programa de televisao no qual sou produtora de conteúdos. Este tema é para dia 9 de Novembro. se me puder ajudar com contactos, p.f. informe-me por mail: smbernardo@tvi.pt

obrigada,

Sílvia Bernardo

geraldo disse...

ró vulcan vulcano! ée uma crença q diz q quem escreve essa frase nao sabe por q mas dai trese dias ela tem uma noticia boa ou ruim!